Manchas da Pele

Os transtornos da pigmentaAi??A?o estA?o entre as causas mais comuns na busca por tratamentos dermatolA?gicos. As manchas escuras na pele do rosto, denominadas melasma ou cloasma, causadas pela exposiAi??A?o solar em pacientes predispostos, sA?o bastante frequentes, bem como as manchas decorrentes de inflamaAi??Ai??es por acne (espinhas) ou qualquer processo inflamatA?rio da pele.

A compreensA?o dos fenA?menos envolvidos na formaAi??A?o das manchas escuras pA?s-inflamatA?rias e atAi?? mesmo dos ligados Ai?? melhora – ou a dificuldade no tratamento, pode vir ao entender a anatomia da pele: a epiderme abriga cAi??lulas chamadas melanA?citos, que sA?o responsA?veis pela produAi??A?o do pigmento marrom melanina. Quando hA? um processo de inflamaAi??A?o, as cAi??lulas com pigmento se rompem e a melanina extravasa, caindo na derme. CAi??lulas de limpeza tecidual englobam este material, mas dificilmente conseguem eliminA?-lo. DaAi?? nossa dificuldade em remover manchas causadas por inflamaAi??Ai??es na pele. Quanto mais moreno o indivAi??duo for, maior serA? o extravasamento de pigmento. Por isso, pacientes morenos mancham mais! Temos de tomar cuidado com procedimentos agressivos que podem piorar a pele do paciente.

Manchas claras tambAi??m podem ser motivo de preocupaAi??A?o ao paciente. Entre as mais comuns, temos a doenAi??a denominada vitiligo, em que o paciente perde totalmente a capacidade de produzir pigmento (destruiAi??A?o dos melanA?citos da A?rea).

As ai???sardas brancasai???, que sA?o as manchas solares por esgotamento dos melanA?citos, ocorrem nas A?reas expostas (face, braAi??os, ai???Vai??? do decote, pernas, rosto) em pacientes que tomaram sol cronicamente, isto Ai??, por muitos anos, porAi??m, sem a proteAi??A?o solar adequada.

HA? inA?meros tratamentos para as manchas, e eles devem se adequar a cada tipo de pele e circunstA?ncia. Hoje, empregamos desde A?cidos a peelings, passando pelos LASERs. HA? grave risco quando o paciente se medica sozinho, tratando as manchas como coisas similares. Tumores de pele podem comeAi??ar como manchas de pele, sendo necessA?rio, portanto, diagnA?stico adequado. Procure o seu dermatologista, tire suas dA?vidas e trate-se com seguranAi??a.