Manchas da Pele

Os transtornos da pigmentaA�A?o estA?o entre as causas mais comuns na busca por tratamentos dermatolA?gicos. As manchas escuras na pele do rosto, denominadas melasma ou cloasma, causadas pela exposiA�A?o solar em pacientes predispostos, sA?o bastante frequentes, bem como as manchas decorrentes de inflamaA�A�es por acne (espinhas) ou qualquer processo inflamatA?rio da pele.

A compreensA?o dos fenA?menos envolvidos na formaA�A?o das manchas escuras pA?s-inflamatA?rias e atA� mesmo dos ligados A� melhora – ou a dificuldade no tratamento, pode vir ao entender a anatomia da pele: a epiderme abriga cA�lulas chamadas melanA?citos, que sA?o responsA?veis pela produA�A?o do pigmento marrom melanina. Quando hA? um processo de inflamaA�A?o, as cA�lulas com pigmento se rompem e a melanina extravasa, caindo na derme. CA�lulas de limpeza tecidual englobam este material, mas dificilmente conseguem eliminA?-lo. DaA� nossa dificuldade em remover manchas causadas por inflamaA�A�es na pele. Quanto mais moreno o indivA�duo for, maior serA? o extravasamento de pigmento. Por isso, pacientes morenos mancham mais! Temos de tomar cuidado com procedimentos agressivos que podem piorar a pele do paciente.

Manchas claras tambA�m podem ser motivo de preocupaA�A?o ao paciente. Entre as mais comuns, temos a doenA�a denominada vitiligo, em que o paciente perde totalmente a capacidade de produzir pigmento (destruiA�A?o dos melanA?citos da A?rea).

As a�?sardas brancasa�?, que sA?o as manchas solares por esgotamento dos melanA?citos, ocorrem nas A?reas expostas (face, braA�os, a�?Va�? do decote, pernas, rosto) em pacientes que tomaram sol cronicamente, isto A�, por muitos anos, porA�m, sem a proteA�A?o solar adequada.

HA? inA?meros tratamentos para as manchas, e eles devem se adequar a cada tipo de pele e circunstA?ncia. Hoje, empregamos desde A?cidos a peelings, passando pelos LASERs. HA? grave risco quando o paciente se medica sozinho, tratando as manchas como coisas similares. Tumores de pele podem comeA�ar como manchas de pele, sendo necessA?rio, portanto, diagnA?stico adequado. Procure o seu dermatologista, tire suas dA?vidas e trate-se com seguranA�a.