Dia 29 de Outubro – Dia Mundial da Psoríase – O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, que para alguns indivíduos pode acometer as articulações (psoríase artropática). Mais freqüentemente há comprometimento da pele dos cotovelos, joelhos e da superfície das costas e das chamadas faces extensoras dos membros. Pode haver lesões no couro cabeludo e nas unhas. As lesões podem ser pequenas, chamadas de gutatas ou grandes placas. Não é uma doença contagiosa, portanto tocar nas lesões não transmite a doença.

De modo menos usual podem ocorrer lesões nas axilas e nas virilhas e mesmo sob as mamas das mulheres, sendo chamada nesta circunstância de psoríase invertida, pois passa a se localizar em locais diferentes do habitual.

A doença pode se manifestar na infância, no início da vida adulta ou na faixa dos 60 anos de idade.  Há em geral uma carga genética favorável ao desenvolvimento da doença, mas fatores do meio ambiente costumam ser os desencadeantes do surgimento do quadro, como doenças infecciosas, fatores emocionais, etc. O uso de certos medicamentos usados para o controle de outras doenças, como antinflamatórios não hormonais e certas medicações usadas para a hipertensão (não todas), bem como o uso de bebidas alcoólicas agravam o quadro de psoríase.

Temos inúmeros tratamentos disponíveis para o controle da psoríase, desde os tratamentos tópicos (de uso apenas sobre a pele) até os sistêmicos (uso de medicações orais ou injetáveis). A escolha das medicações se baseia na extensão da psoríase e na resposta individual do paciente ao tratamento. Há a possibilidade de fototerapia e até mesmo de LASER, na realidade uma modalidade de aplicação de luz intensa pulsada chamada de Narrow Band que é bastante efetiva para o tratamento de certas formas de psoríase.

É fundamental o acompanhamento médico adequado da psoríase e que se saiba que o quadro não é contagioso. O suporte de amigos e familiares para o tratamento é imprescindível ao bem estar do paciente.